Maestrina portuguesa desassossega Londres



"O coração, se pudesse pensar, pararia.” Mais de três décadas depois de ter sido revelado ao mundo, “O livro do desassossego” chega esta quarta e quinta-feira a Londres, num espetáculo multimédia do holandês Michael Van der Aa e que será conduzido pela maestrina portuguesa Joana Carneiro.

A maestrina será responsável pela condução da London Sinfonietta, uma das mais conceituadas orquestras sinfónicas britânicas. Com base nos escritos autobiográficos de Bernardo Soares (“semi-heterónimo” de Fernando Pessoa, diz o próprio), a peça subirá ao palco do Teatro Coronet numa versão inglesa, onde o ator Samuel West fará de Bernardo Soares.

“O livro do desassossego” foi apresentado pela primeira vez na língua alemã, em 2009. Em fevereiro de 2010 chegou, na sua versão portuguesa, à Casa da Música no Porto, com João Reis como protagonista. O espetáculo de Van der Aa é descrito como um misto de representação com música e vídeo, onde entre outros a fadista Ana Moura está presente.

Joana Carneiro, maestrina titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa, no Teatro Nacional São Carlos, conta já com uma larga experiência internacional. Em 2009, foi nomeada diretora musical da Sinfónica de Berkeley, nos Estados Unidos. Seguiram-se concertos com algumas das melhores orquestras de França, Canadá, Espanha, Suécia, Nova Zelândia e Austrália.

Tida como uma das melhores maestrinas do mundo, procurará conquistar (mais uma vez) o exigente público de Londres, esta quarta e quinta-feira."

Fonte: Observador