O espírito de Natal está a começar a inundar Londres e não só!

No inverno a Grã-Bretanha ganha uma atmosfera mágica, especial. Palácios iluminados, decoração festiva, pistas de patinagem, feiras de Natal e montras encantadoras são só algumas das atrações exclusivas da época. Ao contrário do que se pensa, o frio não é tão extremo e há uma série de opções para se manter sempre aquecido. Venha e deixe-se encantar!

Trafalgar Square: a praça mais icónica de Londres guarda a árvore de Natal oficial da cidade. Desde 1947 a cidade de Oslo presenteia Londres todos os anos com uma árvore de 20 metros de altura, como forma de agradecer a ajuda das tropas britânicas durante a Segunda Guerra Mundial. A árvore é conhecida como Queen of the Forest (Rainha da Floresta), uma espécie característica dos países nórdicos, e é decorada pela prefeitura de Londres ao estilo norueguês. Em 2016 será inaugurada em 1 de dezembro e ficará até 8 de janeiro de 2017.

Decorações especiais: em novembro as principais ruas de Londres transformam-se e o acender das luzes de Natal é sempre um grande evento, com a presença de artistas famosos. Oxford Street, Carnaby Street e Regent Street (foto) são imperdiveis tanto pela decoração quanto pelas montras. A cada ano as lojas de departamento entram em uma disputa acirrada pela montra mais criativa e encantadora da cidade. Graças a isso, caminhar pelas ruas de compras de Londres se torna um dos passeios mais agradáveis do Natal.

Pistas de patinagem no gelo: É impossível contar a quantidade de pistas de patinação no gelo que surgem no Reino Unido durante o inverno. Palácios, museus, parques, shoppings, praças – tudo vira palco para uma pista de patinagem e a variedade de opções é enorme! Em Londres as mais famosas são: Somerset House, Natural History Museum (foto), Hampton Court Palace, Canary Wharf, Torre de Londres e London Eye. Imperdivel!

Feiras de Natal: Não há melhor lugar para se comer castanhas torradas, beber vinho quente e sentir o espírito festivo do que um mercado ou feira tradicional de Natal. Alguns dos melhores estão nas cidades de Birmingham, Bath, Lincoln (foto), Winchester e Edimburgo. O Christmas Market de Birmingham, por exemplo, é considerado o maior mercado de Natal alemão fora da Alemanha.

Winter Wonderland: as melhores atrações da temporada de inverno, reunidas em um único lugar. Assim são as Winter Wonderlands, instaladas nas três capitais britânicas – Londres, Edimburgo e Cardiff. Pistas de patinação, shows artísticos, gruta do Papai Noel, esculturas de gelo, mercados de Natal e parque de diversões. A entrada é gratuita mas algumas atrações são cobradas à parte, ou podem precisar de reserva antecipada. Na Inglaterra a Winter Wonderland fica no Hyde Park e estará aberta de 18 de novembro a 2 de janeiro de 2017 (site oficial). No País de Gales a Winter Wonderland ficará em frente ao belo prédio da prefeitura de Cardiff (site oficial), de 10 de novembro a 3 de janeiro de 2017. Já a edição escocesa vai de 19 de novembro a 7 de janeiro em Edimburgo e está repleta de brinquedos temáticos.

O Quebra-Nozes: na Grã-Bretanha 'O Quebra-Nozes' (The Nutcracker) é sem dúvidas o maior clássico da temporada. Em uma véspera de Natal, Clara e seu boneco Nutcracker partem de Londres para uma aventura mágica na Terra da Neve. Da afinação da orquestra aos aplausos finais, o ballet 'O Quebra Nozes' de Tchaikovskyé um presente de Natal inesquecível. A English National Ballet se apresenta no London Coliseum, em Milton Keynes (30 minutos de Londres) e na cidade de Liverpool. Já a The Royal Ballet fica em cartaz de 23 de novembro até 12 de janeiro na Royal Opera House em Covent Garden (foto).

Celebrações de Ano Novo

A noite de Ano Novo (New Year’s Eve) é uma das mais belas celebrações do Reino Unido. Ouvir as badaladas do Big Ben marcando o início de um novo ano é emocionante. E não é só isso - o espectáculo de fogos de artifício é guiado pela música e se estende por mais de 10 minutos. 

Mas a Escócia não fica atrás. O famoso e fantástico Hogmanay, que significa “o último dia do ano” no dialecto escocês, é uma celebração grandiosa, banhada pela tradição escocesa e que se estende por todo o país. Em Edimburgo os eventos do Hogmanay se misturam à agenda de Natal, incluindo por exemplo a Winter Wonderland. Mas a programação vai além, começando com uma fantástica procissão de tochas em 30 de dezembro, passando por um grande show di
ante do Castelo de Edimburgo e concluindo com uma grande festa de rua, a Street Party. Muitos outros eventos e atrações acontecem simultaneamente na cidade.