Londres é a cidade com mais oportunidades no mundo

 "A Consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC) lançou nesta quarta-feira (07/09) seu sétimo
levantamento das “Cidades de Oportunidades”. O ranking leva em conta indicadores de qualidade de vida, oferta de empregos e ambiente de negócios para determinar os lugares do globo que oferecem mais oportunidades. Londres faturou o primeiro lugar na lista - posição em que se encontra desde o primeiro estudo, realizado em 2007 - e os autores ressaltam que a capital inglesa tem se distanciado das outras 29 cidades estudadas.

São Paulo e Rio de Janeiro, as duas cidades brasileiras presentes no estudo, contudo, não se saíram bem no ranking e estão entre os 5 piores.

O levantamento leva em conta dez indicadores: capital intelectual e inovação, preparo tecnológico, acesso à cidade, transporte e infraestrutura, saúde e segurança, sustentabilidade e meio-ambiente, demografia e qualidade de vida, poder econômico, facilidade em fazer negócios e custo de vida.

Entre os indicadores específicos, as duas cidades brasileiras foram destaque negativo em capital intelectual e inovação: Rio de Janeiro é a segunda pior nesse indicador, atrás apenas de Lagos, e São Paulo fica em quinto lugar entre as piores.

Já no indicador poder econômico, o Rio de Janeiro aparece como a pior cidade, logo após São Paulo e Bogotá. Em facilidade em fazer negócios - indicador que leva em consideração a burocracia, por exemplo - Rio de Janeiro é a quinta pior cidade, e São Paulo é a sexta. Em saúde e segurança, as duas aparecem empatadas na oitava pior colocação.

Confira a lista completa:

Colocação Cidade
1 Londres
2 Cingapura
3 Toronto
4 Paris
5 Amsterdã
6 Nova York
7 Estocolmo
8 São Francisco
9 Hong Kong
10 Sidney
11 Seul
12 Berlim
13 Chicago
14 Los Angeles
15 Tóquio
16 Madri
17 Dubai
18 Milão
19 Pequim
20 Kuala Lumpur
21 Xangai
22 Moscou
23 Cidade do México
24 Joanesburgo
25 São Paulo
26 Bogotá
27 Rio de Janeiro
28 Jacarta
29 Mumbai
30 Lagos"

Fonte: Globo