Astronauta Tim Peake vai fazer a Maratona de Londres no espaço

"Nove anos depois de Sunita Williams se ter tornado a primeira maratonista espacial, o britânico quer fazer os 42 km na ISS

A Maratona de Londres é um dos eventos mais atrativos do atletismo mundial. A edição de 2016 registou mais de 247 mil inscrições, um recorde (embora só cerca de 38 mil devam receber dorsal), e vai ser transmitida para 196 países. No próximo ano, o evento vai expandir ainda mais as suas fronteiras. Pela primeira vez, vai ter um concorrente... no espaço.

Tim Peake, o segundo astronauta britânico a ir ao espaço (partiu rumo à Estação Espacial Internacional a 15 de dezembro), anunciou que vai correr a Maratona de Londres. Não é inédito para um astronauta correr o equivalente a uma maratona no espaço. Sunita Williams "fez" a Maratona de Boston, em 2007, com uma marca de quatro horas, 23 minutos e dez segundos - e foi mais do que uma corrida simbólica, pois a organização até lhe enviou, por e-mail, o dorsal número 14 mil.

Na altura, a astronauta correu os 42,19 quilómetros na passadeira da estação especial, com a curiosidade de, enquanto corria, ter dado duas voltas à Terra, com uma média de quatro quilómetros a cada passada. Atada por uma corda de bungee jumping, Sunita acompanhou a maratona através de um ecrã de televisão, visionando alguns dos momentos da sua corrida.

Tim Peake também terá à sua disposição um ecrã, no qual poderá ver as ruas de Londres enquanto corre. "Assim que me deram a missão de ida à Estação Espacial Internacional (ISS), pensei logo que seria genial correr a Maratona de Londres embarcado. Trata-se de um evento mundial, então vamos ampliar um pouco mais essa fronteira", disse o astronauta de 43 anos, que explicou como vai poder correr, dentro de um curto espaço, a distância de uma maratona.

Em menos de quatro horas

Um arnês vai permitir que Tim possa correr na passadeira, mas além disso o astronauta britânico vai ter de correr com uma mochila com pesos. O problema é a ausência de gravidade e nos testes realizados antes da missão confessou que a partir dos 40 minutos torna--se muito difícil resistir. "O sistema de cinto é uma grande restrição. Se não fosse o arnês manter-me preso ao tapete de corrida, eu sairia a flutuar. Além disso vou ainda ter de usar uma espécie de mochila com pesos às costas e que ao fim de 40 minutos começa a tornar-se muito desconfortável", pormenorizou.

Ainda assim, Peake estima que possa correr a maratona em menos de quatro horas, ele que em 1999, enquanto atleta amador, correu a Maratona de Londres em 3h18m50s. "Não acho que seja possível bater esse recorde", sorriu.

Enquanto o antigo piloto de testes de helicópteros correr na passadeira, curiosamente, vai estar a orbitar "à volta da Terra a uma velocidade de 27 mil quilómetros por hora". Estima-se que, por isso, dê o equivalente a duas voltas ao mundo enquanto vê as ruas de Londres, ele que é natural de Chichester, uma pequena cidade situada no Sul de Inglaterra. A organização da Maratona de Londres, de resto, vai lançar em 2016 um programa virtual que permitirá aos internautas que corram em passadeiras, em espaços interiores, verem imagens em direto do percurso.

À margem da sua experiência como atleta "espacial", Tim Peake espera ser notícia pelas missões que levará a cabo ao longo dos próximos seis meses. "Vou fazer muitas experiências científicas. Há 25 experiências que vão ser feitas só no meu corpo. Principalmente, vamos estudar questões como a perda de massa óssea, a perda de densidade muscular, a visão dos astronautas, as mudanças do sistema imunitário. O género de efeitos provocados no corpo humano por um ambiente de microgravidade. Vamos analisar uma série de doenças para saber se o sistema de microgravidade pode ajudar a controlar essas doenças com medicamentos e vacinas. Portanto, haverá ótimas experiências médicas e os resultados podem ser brilhantes para as pessoas na Terra", explicou.

Na Estação Espacial Internacional desde a passada terça-feira, Tim Peake contou que os primeiros dias foram "absolutamente espetaculares". O astronauta ainda está a habituar-se à vida no espaço e vai ter uma maratona de trabalho pela frente antes de se debruçar sobre a corrida de Londres. O evento está agendado para 24 de abril de 2016, pouco mais de um mês antes da data do seu regresso.

A missão gerou muito interesse por terras britânicas. Milhares de crianças assistiram ao lançamento em direto das escolas e do Museu da Ciência, em Londres. Peake, uma espécie de novo herói nacional, fez questão de receber as inúmeras mensagens que recebeu. "O vosso apoio no lançamento foi impressionante e quero agradecer todas as mensagens de boa sorte", escreveu no seu blogue. Quem também não ficou indiferente foi Hugh Brasher, diretor da Maratona de Londres. "A missão do Tim vai inspirar uma geração de crianças a explorar a ciência e o espaço. Esperemos que esta maratona também as inspire a correr", sublinhou."

Fonte: Diário de Notícias