Londres assiste a "revolução" no sitema de pensões



"A partir de hoje, os britânicos com mais de 55 anos ganham novos poderes para decidir o que fazem com os seus planos de poupança reforma, na que é classificada pelo governo como a "maior alteração" legislativa às regras das pensões nos últimos 100 anos.
"O que as novas regras significam é que as pessoas que trabalharam e pouparam muito podem agora ter acesso às suas poupanças para a reforma", explicou o ministro das Finanças George Osborne, em entrevista ao canal de tv Sky.

Segundo o governante, a partir de agora cerca de 540 mil pessoas passam a poder retirar a quantia que desejarem dos montantes que lhes têm sido retirados dos salários ao longo da sua carreira, como parte do programa de Contribuições Definidas para a Reforma, que era obrigatório. Em adição, todos os reformados terão acesso a conselhos gratuitos por parte do serviço ‘reforma sábia' do governo. Apesar do governo permitir agora aos contribuintes mexer no dinheiro que lhes era retirado do salário para preparar a sua reforma, o Instituto para 
os Estudos Fiscais alertou que o dinheiro retirado fica sujeito ao IRS, arriscando-se assim os contribuintes a terem que pagar dezenas de milhares de euros ao fisco. O Tesouro britânico procurou ontem acalmar estes receios, afirmado que 25% dos valores das pensões estão isentos de impostos, pagando o resto apenas uma taxa "muito marginal"."

fonte: Económico