Arquitetos portugueses iluminam aldeia olímpica de Londres durante o Natal

As luzes de Natal da antiga aldeia olímpica de Londres foram projetadas pelo ateliê de arquitectos português LIKEarchitects e serão inauguradas no próximo domingo.
"Frozen Trees" ("Árvores Congeladas") são constituídas por uma série de 30 estruturas cilíndricas, construídas a partir de suportes de sacos de plástico Ikea com luzes de baixo consumo energético LED ligadas a baterias de automóvel.




A instalação foi mostrada pela primeira vez na praça do Rossio, em Lisboa, no Natal de 2011 e premiada em 2013 na 5.ª Bienal Internacional de Minsk de jovens arquitectos, com o primeiro lugar na categoria de "arquitectura paisagista, concepção de cidade e arte monumental e escultura na arquitetura".

A instalação luminosa estará em funcionamento até 15 de janeiro, num espaço público de East Village, o bairro que nasceu dos edifícios construídos para alojar os atletas e delegações dos países participantes nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012.

O ateliê LIKEarchitects, fundado em 2010, é composto por Diogo Aguiar, João Jesus e Teresa Otto, que se formaram em 2008 na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, cidade onde centram a sua atividade.

O seu trabalho, com um marcado carácter experimental, situa-se entre a arquitetura, a arte e a instalação, como demonstram as intervenções nos Jardins do Palácio de Belém ("Constell.ation") e durante a Capital Europeia da Cultura 2012, em Guimarães ("Fountain Hacks").

Entre 27 de novembro e 18 de janeiro de 2015 os LIKEarchitects têm um trabalho em Amesterdão, onde foram selecionados para iluminar um jardim da capital holandesa, no âmbito do Amsterdam Light Festival 2014.

Este ano fizeram também uma residência artística na avenida dos Aliados, no Porto, onde ocuparam um rés-do-chão do edifício n.º 66/68, durante um mês, com o propósito de refletir sobre a habitação temporária.

Fonte: RTP