Uma consul, um cientista e um dentista, a viver em Londres, acreditam que são cidadãos do mundo






"Joana Gaspar, cônsul de Portugal em Londres; Diana Alves, cientista a viver em Bath e Hugo Pinto, dentista em Cambridge, acreditam no multiculturalismo britânico. Sentem-se cidadãos do mundo.
O Reino Unido, onde habitam cerca de meio milhão de portugueses (desses, 200 mil em Londres) tem tradição de acolher e integrar os estrangeiros e não de excluir. Os portugueses que trocaram Portugal pelas terras de Sua Majestade Isabel II, não se sentem, para já, atingidos pela intenção do primeiro-ministro britânico, o conservador David Cameron, de impor um limite à atribuição de números de segurança social a imigrantes.
A cônsul de Portugal em Londres, Joana Gaspar, 39 anos, está na capital britânica há apenas dois meses e já beneficiou imenso do "treino dos ingleses em integrar estrangeiros". "Os meus filhos frequentam uma escola pública em Londres, no ensino básico, chegaram sem falar uma palavra de inglês e foram logo colocados numa escola que recebe muitos estrangeiros, o que é muito positivo", afirma a cônsul. Destaca a "multiculturalidade de Londres" e o "hábito da Grã-Bretanha de integrar cidadãos de outros países".
O mosaico mundial é bastante expressivo no Reino Unido. A população estrangeira é composta de polacos, romenos, espanhóis, italianos, indianos, portugueses, búlgaros, húngaros, franceses, lituanos, irlandeses, paquistaneses, checos, chineses, nigerianos, alemães, australianos e gregos."

Fonte: Diário de Notícias