Reino Unido limita imigração mas portugueses ainda têm as portas abertas



"O primeiro-ministro britânico quer limitar a atribuição do número de segurança social entre os que têm menos habilitações. Comunidade portuguesa não sente animosidade.
Londres é uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, mas pode vir a vedar a entrada a imigrantes. É pelo menos essa a ideia do primeiro-ministro britânico, o conservador David Cameron, que neste fim de semana, num artigo publicado pelo Sunday Telegraph, defendeu que "o direito de imigrar na UE deve estar no centro das negociações na Europa". Ou seja, que deve discutir-se uma forma de controlo das entradas, sobretudo dos estrangeiros menos qualificados.
A ideia foi imediatamente rejeitada por Durão Barroso, com o presidente da Comissão Europeia a criticar a "espécie de obsessão" de Cameron com os imigrantes - como, no passado, fez o alto-comissário para os Refugiados da ONU, António Guterres."A liberdade de circulação é um princípio muito importante do mercado único. O meu conselho para o Reino Unido é que não ponha em causa este princípio", afirmou ontem Barroso, em declarações à BBC.
Para a comunidade portuguesa, com cerca de 107 mil pessoas, segundo a estatística britânica, estas declarações espelham o clima de "hostilidade" que se vive em relação aos imigrantes na generalidade. Mas não assusta portugueses como João Noronha, diretor do jornal As Notícias, que vive há décadas no Reino Unido. "A comunidade portuguesa não sente isto. Os imigrantes no geral deixaram de ser bem vistos, principalmente os que vêm do Leste da Europa, mas a comunidade portuguesa ainda é tida como trabalhadora e honesta."

Fonte: Diário de Notícias